A Miséria na Terra ~

O “Prato Vazio” é o símbolo da Miséria na Terra

Inúmeros índices são utilizados para medir o índice de pobreza no mundo. O Banco Mundial define a pobreza extrema aquela em que o indivíduo sobrevive com menos de 01 dólar por dia. Estima-se que 01 bilhão e 100 milhões de pessoas em todo o mundo tenham consumo inferior à 1dólar/dia.

Dos 183,9 milhões de habitante do Brasil, 9,3% se encontram no Índice de Pobreza Humano (IPH). O índice é representa as carências quanto ao desenvolvimento humano relativos ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Apesar dos inúmeros programas do governo brasileiro, como a Bolsa-Família ou o instinto programa Fome Zero, a situação Brasileira não mudou muito com o anos. A mortalidade infantil ainda continua alta: no Brasil, são 25,6 mortes para cada mil nascimentos, enquanto em países desenvolvidos esse número cai para 5 mortes para cada mil nascimentos.

Segundo o IPEA, o Distrito Federal apresenta a maior renda per capita do país: mais que o dobro da média nacional. Já o IBGE, classifica a capital capixaba com a maior renda per capita no Brasil.

O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a qualidade de vida, mostra o Brasil na 69ª posição. Países como Cuba, México e Uruguai estão na frente do Brasil. Entretanto, o país considerado pior para se morar é Níger na África, na 177ª posição. Acima dele estão estão Serra Leoa, Mali, Burkina Fasso, Guiné-Bissau, República Centro-Africana, Chade, Etiópia, Burundi, Moçambique e República Democrática do Congo, que ficou no 167o lugar.   Para a ONU os países africanos estão no final da lista devido a propagação da AIDS.

Aparecida

Imagine uma criança com menos de 1 ano de vida morar em um acampamento na Capital Federal junto a sujeira, lixo, fezes, urina, resto de comida e estar sujeito a contrair doenças transmitidas por ratos (como a Leptospirose).

Imagine ter que pedir dinheiro na rua para comprar medicamentos e alimentos. Em muitos casos, esse dinheiro é usado para a compra de bebidas alcoólicas. Esses casos não são  incomuns. É fácil encontrar histórias comuns ao se andar pelas áreas verdes da cidade.

Aparecida é uma garotinha linda, com olhos verdes e super-simpática. Com seus poucos meses de vida já passa por toda essa situação descrita acima. Seus pais vieram de Feira de Santana a pé para tentar a vida em Brasília. Acreditaram que na capital poderiam crescer e conseguir algo melhor.  Existem milhares de brasileiros que vivem em situações como a de Aparecida e sua família

No final de 2008, o jornal Correio Braziliense publicou uma série de matérias sobre a prostituição infantil. Garotas de 13 e 14 anos na rodoviária da Capital usadas como objetos sexuais em plena luz do dia. O pouco dinheiro ganho (R$ 5,00) em muitos casos é para conseguir alimento e ajudar a família.

O Governo da Capital espalhou cartazes sobre a prostituição infantil (crime) e intensificou o policiamento durante pouco tempo. Depois de menos de um mês, já existem famílias que moram na rodoviária. Lá é onde as mulheres têm seus filhos e onde os pais a educam. É lá também onde as crianças ainda são abusas sexualmente em frente ao palácio que rege o governo do nosso país.

O que poderia ser feito para melhorar a vida dessas pessoas? Não adianta apenas a dar comida… Como a vovó diria “é preciso ensinar a pescar e não dar o peixe”.  É preciso de incentivo do governo a educação e planos de moradia. No Brasil, o saneamento básico atinge apenas a 75% do território nacional, enquanto em países a Coréia do Sul, esse índice é de 91%.

Arte de Rua

Em Pirenópolis, um artista local expôs suas obras pela cidade mostrando a vida de menores abandonados. O trabalho de Da Rua é contemporâneo. Em uma pequena galeria ele expõe pinturas em quadros e esculturas. Já em prédios abandonados pequenas populações de estátuas de gesso representam os jovens moradores de rua.

Texto: Karina Viveiros
Fotografias: André Corrêa

3 Respostas to “A Miséria na Terra ~”


  1. 1 Kaká Viveiros 04/02/2009 às 14:05

    amor… gostei do texto.. (lalala)
    Bom… eu acho que as fotos foram lindas e foi muito bom fazer essa pauta. Encontramos duas situações que se encaixaram muito bem…
    Parabéns coisa pelo belíssimo trabalho…

    Amo você!!!!

  2. 2 graziely sousa 18/11/2009 às 10:31

    A TANTAS PESSOAS QUE ESTÃO MORRRENDO POR CAUSA DA MISERIA , NA AFRICA ,UM PAÍS RICO CHEIO DE VIDA MAS AO MESMO TEMPO PARECE MAIS UM MATADOURO DE PESSOAS MULHERES E CRIANÇAS HOMENS. PODENDO SER UM PAIS ILUMINADO E CHEIO DE ESPERAÇA , ENTRE ESSAS COISAS E OUTRAS ONDE A UM GRANDE DESCASO COM AS PESSOAS , SERA QUE NAO EXISTE NINGUEM NESSE MUNDO CAPAZ DE COMPRIENDER TANTO SOFRIMENTO ??? .TANTOS PULICOS NAO NAO SAO POLICOS SAO ANIMAIS MAS AMIMAIS CEM RACIOCINIO NAO TEM CORAÇAO; LADROES ,O QUE FAZEM COM TANTO DINHEIRO LIMPAM AQUELE LUGAR EM QUANTO MILHARES DE PESSOA MORRENDO DE FOME VCS SABEM O QUE É A FOME NAO POR NUCA SENTIRAM MAS SE EXITE JUGAMENTO NAO JUGAMENTO DA TERRA MAS O JUGAMENTO DIVINMO PARA DEUS VCS SERAO OS MISERAVEIS POR QUE O GOZO DE VCS É AQUI NA TERRA E O DELES NOS ÇEU TERAO PAZ E VCS FICARÃO NO LUGAR DELES OS MISERAVEIS…

    • 3 André Corrêa 20/11/2009 às 18:08

      ei grazy, acredito que cada um colhe o que planta.
      então os que fazem injustiça, independente de como,
      um dia vão colher o que plantaram. é uma pena que cavemos
      nosso próprio sofrimento ao invés de nos dedicarmos
      em construir nossa felicidade e a dos outros.

      abraços ;)


Deixe um comentário




Acompanhe A Terra!

Brazil - Minas Gerais

Estátisticas

  • 24.611 Visitantes

Arquivo de Aventuras!